Morar na cidade de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais pode ser o sonho de muita gente. Afinal, falamos de um lugar encantador e um dos municípios mais famosos de todos o país.
Entretanto, há especificidades na cidade que podem ser decisivas para saber onde morar e de que forma. Uma delas, por exemplo, diz respeito às alternativas que não sejam adquirir um imóvel tricentenário, com pouca acessibilidade e por um preço exorbitante.
Porém, se você já pensou na possibilidade de morar na cidade de Ouro Preto, este artigo é para você! Nele iremos trazer tudo sobre o que encanta turistas e moradores e apresentar alternativas com os melhores custo-benefício para quem busca cultura, gastronomia rica e belas paisagens porém não abre mão de conforto e infraestrutura. Confira conosco e boa leitura!
Como é morar na cidade de Ouro Preto (MG)
A cidade de Ouro preto é considerada uma cidade histórica por diversos motivos, mas talvez o nome mais apropriado pra antiga Vila Rica e outras cidades deste período, seja cidade colonial.
Isso porque se destacaram durante o Brasil colônia e ainda guardam, inclusive, a arquitetura tombada da época.
Ouro Preto já foi considerada como uma das maiores cidades das Américas, a grande circulação pela cidade se dava por conta das inúmeras minas de ouro lá existente nos séculos passados e estima-se que mais de 150 mil pessoas de todos os cantos do mundo iam para Ouro Preto em busca de ouro.
Ao longo das últimas décadas, a cidade se tornou um dos principais pontos históricos e turísticos de Minas e do Brasil. Isso porque recebe, nos dias de hoje, cerca de 1 milhão de turistas por ano, que buscam ali as raízes mineiras que sempre oferecem excelente gastronomia, boa música e ambientes com a simpatia mineira.
Devido ao campus da Universidade Federal (UFOP), dos quase 80 mil moradores de Ouro Preto, cerca de 18 mil são chamados de “flutuantes”. Ou seja, estariam ali provisoriamente para estudos, em conjugações residenciais chamadas de repúblicas. É importante citá-los justamente porque, devido a eles, é atribuído o alto valor imobiliário da região central da cidade.
Extensão territorial permite infraestrutura em residenciais
Assim como acontece na região metropolitana de BH – Betim por exemplo, conforme artigo nosso da semana passada – é em áreas que distam do centro histórico de Ouro Preto que estão as melhores oportunidades imobiliárias.
Isso porque há uma questão patrimonial e física dos prédios e casarões coloniais que criam preços acima da média de mercado com infraestrutura bastante problemática. Em outras palavras, são em regiões nas proximidades da cidade que Ouro Preto cresce de maneira organizada e proporcionando a união destes dois mundos.
Aliás, um excelente exemplo está no distrito de Cachoeira do Campo, que fica a apenas 20 minutos do centro histórico de Ouro Preto e conta com uma excelente opção de moradia, o residencial Arvoredo do Tripuí. Extensão do condomínio Paragem do Tripuí, já consolidado e com ótima estrutura, é possível adquirir um lote de 1000m² a partir de R$159 mil.
Em sua proximidade, também existe o Quintas de Cachoeira, com charme da primavera em suas chácaras e facílimo acesso ao Circuito Estrada Real.
Por que morar em Ouro Preto?
Primeiramente, é importante explicar que morar na cidade de Ouro Preto em um residencial irá permitir a imersão em uma região de alto temporada turística quase o ano inteiro. Ou seja, há festejos como o Carnaval, Semana Santa, Festival de Inverno, Festival de Verão, Festival de Jazz, Fórum das letras, Festival de cinema dentro outros.
Além disso, a cidade é repleta de museus incríveis e igrejas centenárias, cachoeiras, vielas, bares, restaurantes e muito mais.
Porém, a vida na região central, devido à movimentação, pode se tornar complicada quando se deseja, em algum momento, curtir atrações com mais calma ou para relaxar. Por isso, um residencial nas proximidades é a melhor escolha.
Tente imaginar viver em um espaço tranquilo, completo e estar próximo às melhores atrações culturais de Minas Gerais? Não é esta uma forma perfeita de aliar bem-estar, qualidade de vida e infraestrutura?
Arvoredo do Tripuí: Empreendimento modelo na cidade
O Arvoredo do Tripuí está localizado em Ouro Preto e possui lotes a partir de 1.000 m2, construídos estrategicamente, em um dos mais belos trechos da charmosa Estrada Real. Aqui, você terá a excelente ligação entre a vida agitada da metrópole e o sossego aconchegante da natureza.
A 50 minutos do BH Shopping e 30 minutos de Ouro Preto, o Arvoredo do Tripuí está localizado no mais bem sucedido empreendimento residencial da Região dos Inconfidentes. Para mais informações, clique aqui.
Quintas da Cachoeira: o bairro ideal para viver perto da natureza
Por sua vez, o Quintas de Cachoeira possui todo o charme da primavera em suas chácaras, cercado de ar puro e parte integrada do circuito Estrada Real próximo às principais cidades históricas de a região. Possui infraestrutura completa, somado a:
• Ruas asfaltadas e passeios gramados;
• Rede elétrica completa;
• Rede de água por concessionária;
• Fossa séptica individual a partir de projeto definido e anexado ao contrato;
• Guarita de segurança na entrada;
• Sistema de monitoramento;
• Trevo de acesso ao bairro para mais conforto e segurança;
• Pista de caminhada até Cachoeira do Campo;
No Quintas da Cachoeira, você encontrará um projeto paisagístico voltado para o bem-estar e qualidade de vida dos moradores, com área verde definitiva, calçadas gramadas e pista de caminhada até Cachoeira do Campo.
Localizado a 1 hora do BH Shopping e a 3 minutos do centro de Cachoeira do Campo. Sua localização privilegiada possui acessos a Itabirito, Ouro Preto, Belo Horizonte, Glaura e Cachoeira do Campo.
O local é ideal para desacelerar e aproveitar cada momento em família. Para mais informações, clique aqui.
E se você ainda tem dúvidas ou precisa de ajudar para escolher seu lote e morar em Ouro Preto, contate a Match Imob e iremos te ajudar!