Entender o mercado imobiliário no metaverso não é tão simples quanto alguns fazem parecer. Afinal, estamos falando da relação de um segmento sólido há décadas e uma tecnologia ainda em construção. Contudo, assim como tudo que envolve a Internet, já existem tendências e indicativos que mostram, por exemplo, que este também é um universo em expansão.
Mas afinal, é viável adquirir um terreno no metaverso? Como fazer dinheiro ou movimentar o mercado imobiliário, dentro de um sistema que ainda alcança um número limitado de pessoas? E por fim, o mercado imobiliário no metaverso é apenas um boom passageiro ou pode apontar para o futuro dos negócios?
Pensando nisso, a Match Imob preparou um artigo exclusivo que vai explicar como funciona a aquisição de terrenos no metaverso, como fazê-la e principalmente, quais as vantagens. Confira conosco e boa leitura!
Mas afinal, o que é metaverso?
Para entender esse conceito, lembre-se do filme Matrix: na obra, os personagens vivem em uma realidade virtual criada por uma máquina assassina, que usa o calor dos corpos humanos para produzir energia.
Com exceção da inteligência artificial criminosa, a história, lançada em 1999, representa bem o que é o tema. Mas antes de associar o mercado imobiliário no metaverso, é importante a compreensão de outros conceitos.
Isso porque, nesse universo, as pessoas podem viver, de fato no ambiente virtual e reproduzir lá dentro todas as mesmas atividades que fazemos aqui fora, com a mesma estrutura do mundo real.
Por isso, mesmo com a tentativa de uma realidade paralela, quando falamos de adquirir um terreno no metaverso, precisamos entender sobre essa questão no mundo físico. Ou seja, o primeiro ponto a se desmistificar sobre o assunto é de que o metaverso irá substituir as negociações tradicionais no mercado imobiliário.
Compra de terreno no metaverso: para que serve?
A proposta é que as pessoas possam levar suas rotinas para dentro desse ambiente, reproduzindo as dinâmicas cotidianas no espaço digital, como interagir com amigos e até trabalhar, fazer compras e ir a eventos. Toda vivência é possível por meio de avatares, que podem ser personalizados para ter uma aparência fiel à da pessoa que o cria.
Pelo caráter inovador, especialistas já vislumbram no metaverso um ponto de partida para a web 3.0, uma internet baseada em dados e controlada não só por humanos, mas também por máquinas.
Isso representa um “avanço” em relação a era atual em que vivemos, chamada de web 2.0, marcada pela interação entre os usuários por meio das redes sociais.
Mas, afinal, como é possível entrar no metaverso? Alguns jogos, como Fortnite e Minecraft, já incorporam conceitos dessa realidade paralela. Também há plataformas como The Sandbox, Decentraland e Upland, que permitem experimentar como é viver nesse ambiente.
Quais tecnologias fazem parte do metaverso e sua relação com a compra de imóveis?
Para que a experiência no metaverso seja o mais verossímil possível, algumas tecnologias são necessárias. Veja algumas delas:
Realidade virtual
O próprio nome já sugere o que é realidade virtual: um ambiente digital em que o usuário pode simular a realidade. Por meio dela, é possível viajar para qualquer lugar apenas colocando um óculos tridimensional.
Outros aparelhos também contribuem, como fones de ouvido e até computadores específicos para esse fim. Todos esses recursos colaboram com a vida no metaverso, já que permitem uma imersão no espaço artificial.
Realidade aumentada
Quem se lembra da febre do Pokémon Go? O jogo, que viralizou em 2016, é um dos exemplos mais populares de realidade aumentada. Enquanto a realidade virtual leva a pessoa para o mundo digital, a aumentada traz os dados digitais para o mundo real.
Isso acontece por meio da sobreposição de elementos virtuais à visão na realidade. É por isso, por exemplo, que as pessoas conseguiam “enxergar” os pokémons nas ruas e praças das cidades por meio das câmeras dos celulares.
Blockchain, criptomoedas e NFT
Outro termo bastante popular na internet é o blockchain, uma espécie de banco de dados que registra as transações de criptomoedas dos usuários. Essas duas tecnologias são fundamentais no metaverso, pois permitem que a economia funcione num ambiente virtual imersivo.
Se você quiser adquirir um terreno no metaverso, por exemplo, precisa de criptomoedas para comprá-lo, afinal, como na vida real, tudo por lá custa dinheiro.
Um conceito que também é importante é o de NFT, sigla em inglês para token não fungível, ou seja, que não pode ser trocado. Ele é como um código que garante que um bem é exclusivo e autêntico, e isso vale para tudo. Ou seja, desde uma obra de arte até um imóvel. Para ter acesso ao NFT, é necessário comprá-lo com criptomoedas.
Como é o mercado imobiliário no metaverso?
O mercado imobiliário no metaverso ainda atua de modo complementar. Ou seja, como explicamos acima, não há a troca de uma modalidade de negociação por outra. Contudo, assim como na realidade, no universo digital é possível comprar terrenos e imóveis , ter o registro da propriedade e até ganhar dinheiro com um lote.
Quem já garantiu um pedaço de terra no metaverso, por exemplo, foi o rapper Snopp Dogg. O espaço tem até nome, Snoppverse, e vai abrigar shows, exposições, festas e uma réplica da mansão que o astro possui na Califórnia.
Grandes empresas também estão de olho nos terrenos digitais. É o caso do Carrefour, da Adidas, da Samsung e do banco HSBC.
Mas um dos pontos que mais chama atenção no mercado imobiliário no metaverso é a especulação. Como a plataforma ainda é um ambiente restrito, especialistas apostam que quem garantir um terreno hoje deve ter o espaço bastante valorizado no futuro.
Isso abre possibilidades para fazer negócios, como revender ou alugar o imóvel, e lucrar bastante lá na frente.
Como comprar um terreno no metaverso?
Se você ficou tentado a ter uma propriedade no metaverso, a Match Imob pode te ajudar. A imobiliária já tem imóveis na realidade virtual, disponíveis no metaverso da Upland.
Além de garantir o terreno, você ainda pode personalizar o seu imóvel e, ainda, criar e participar de eventos que ocorrem no universo digital.
Contudo, se você ainda tem o perfil tradicional e busca um imóvel físico, também podemos te orientar em sua escolha. Afinal, a Match Imob conta com uma equipe multidisciplinar, pronta para uma consultoria assertiva e personalizada.
Quer saber mais como comprar um imóvel no metaverso? Então, entre em contato conosco!
E para outros conteúdos, continue com a gente no Blog da Match Imob.