Tempo de leitura: 9 minutos.
Um imóvel sustentável, há muito tempo, deixou de ser um sonho para a construção futura de uma casa e se tornou realidade. E o motivo, é bem simples de explicar: a sustentabilidade não é mais um conceito distante do dia a dia das pessoas.
Afinal, basta pensar nas diversas discussões sobre energia limpa, uso consciente das facilidades eletrônicas ou até mesmo na preservação do meio ambiente. Além disso, a gestão de resíduos e a reciclagem, se tornaram pauta não apenas de ambientalistas.
Por isso, a Match Imob preparou um artigo exclusivo sobre como ter um imóvel sustentável. Isso porque, diferente do que muitos pensam, não é tão complexo aliar modernidade, elegância e preocupação ambiental em sua casa. Confira conosco e boa leitura!
Afinal, como definir um imóvel ou casa sustentável?
Em resumo, um imóvel sustentável é aquele que, em sua construção ou reforma, tem por objetivo o equilíbrio ambiental. Ou seja, que pensa em soluções que minimizem os danos ao meio ambiente.
Além disso, o conceito de casa sustentável deve aparecer tanto na obra quanto no uso dos equipamentos residenciais. Dessa forma, alia-se uma melhor qualidade de vida com um futuro mais limpo e com menos impactos ambientais.
Achou complicado? Pois então iremos desmistificar a dificuldade em projetar um imóvel sustentável, ou mesmo transformar a sua casa pronta em um exemplo de cuidado com o meio ambiente. Continue conosco e, antes de ver as dicas que separamos, entenda melhor o porquê ter uma casa sustentável é extremamente vantajoso!
Principais benefícios em ter um imóvel sustentável
Pode-se dizer que a principal motivação para optar por um imóvel sustentável é o alto desempenho econômico, social e ambiental. Em outras palavras, você poderá convergir diversos aspectos de forma bem abrangente e duradoura.
Além disso, para quem busca adquirir um imóvel para criar patrimônio ou investir, uma casa sustentável oferece maior valor agregado. Isso porque é capaz de abrigar espaços otimizados e aconchegantes, e reduzir em custos fixos, como água, esgoto ou mesmo luz.
Por fim, se engana quem pensa que ter um imóvel sustentável é muito caro. Na prática, basta um planejamento de médio prazo, uma vez que alguns custos são compensados nos primeiros anos do investimento. Por exemplo, no uso de painéis solares.
A seguir, elencamos 8 formas de deixar sua casa sustentável ou, ainda, dicas para inserir no projeto de construção do seu próprio imóvel. Confira com a gente!
1 – Materiais recicláveis são importantes na construção de um imóvel sustentável
Na construção civil, já é bastante comum alternativas focadas na sustentabilidade que podem ser utilizadas na obra. Por exemplo, a madeira plástica, que é feita a partir da reciclagem do material e tem excelentes resultados. E o melhor: este tipo de construção fica bem em casas em área urbana ou mesmo fazendas e chácaras.
Contudo, ela não é a única. Isso porque há, entre outras opções, o ecogranito, que possui aparência idêntica à pedra mas mescla resíduos que seriam descartados ou mesmo o ecotelhado, de produção similar a partir da mistura de materiais.
De modo geral, eles costumam custar cerca de 30% a menos e oferecem os mesmos resultados. Assim, sua casa sustentável sai do papel com menor impacto ambiental.
2 – Casa sustentável deve apostar em madeira de demolição
Há anos atrás, a madeira de demolição tinha pouco ou nenhum valor. Entretanto, após a drástica redução do corte de madeiras de lei, ela se tornou a queridinha de quem pretende ter um imóvel sustentável.
Em resumo, as vantagens estão na maior durabilidade, resistência e, claro, impacto zero no ambiente. Afinal, elas já foram retiradas da natureza anteriormente. E para quem gosta de estilos rústicos ou sofisticados, basta um tratamento adequado e você terá algo incrível.
De modo geral, elas podem servir para portas, móveis, molduras, assoalhos e outros. E a médio ou longo prazo, serão tão importantes quanto investir em imóveis.
3 – Troque a tinta comum pela mineral
A tinta ecossílica, popularmente chamada de mineral, é uma opção para quem pensa em ter um imóvel sustentável. Isso porque ela possui em sua composição, produtos orgânicos voláteis. Ou seja, você ganha em qualidade e evita possíveis intoxicações, por exemplo, de animais e crianças.
Por fim, ela possui excelente aplicação e durabilidade. O que, de modo geral, deixará sua casa sustentável muito mais bonita.
4 – Painéis de energia solar
E aqui, chegamos a um dos principais responsáveis pelo conceito de imóvel sustentável. Afinal, painéis solares estão se tornando cada vez mais populares, uma vez que o investimento inicial costuma se pagar em poucos anos.
Além disso, a economia no bolso impacta positivamente no meio ambiente, já que a geração de energia usa uma fonte limpa e renovável. No caso, o sol.
5 – Aquecimento solar para um imóvel ou casa sustentável
Ainda que muitas pessoas confundam painéis solares com sistema de aquecimento, eles são itens diferentes. Isso porque, os painéis são capazes de gerar energia e serem usados, por exemplo, para ligar lâmpadas ou eletrônicos.
Porém, os sistemas de aquecimento solar cuidam, especificamente, de esquentar a água. Ou seja, você economiza com o chuveiro e ainda pode aproveitar a água em temperaturas agradáveis em torneiras, nos dias mais frios.
6 – Reaproveitamento de sistemas de tubulação
Certamente, você já viu um imóvel sustentável onde, por exemplo, a água da máquina de lavar é reaproveitada diretamente para a lavagem da calçada. Ou ainda, o sistema de descarga que usa a água do banho.
Pois saiba que estas pequenas soluções fazem toda a diferença e podem ser implementadas, até mesmo em casas prontas.
7 – Aposte em iluminação natural em um imóvel sustentável
Quer outra dica simples e fácil de utilizar para se ter uma casa sustentável? Aproveite toda a iluminação natural da residência. Em outras palavras, deixe luzes e outros sistemas e luminárias, apenas para o uso noturno.
Acredite, os raios solares, além de serem uma fonte gratuita de luz, possuem benefícios até mesmo para a saúde. E claro, sua casa ficará ainda livre de ácaros, mofo ou uma sensação de umidade.
8 – Crie uma rotina de separação e reaproveitamento de materiais
Por fim, a última dica para um imóvel sustentável se relaciona mais a um hábito. Isso porque, em resumo, ela propõe que você faça e estimule as pessoas que moram com você, a ter práticas de coleta seletiva e reaproveitamento de materiais.
Quer exemplos? Optar pelo uso de sacolas retornáveis, destinar à reciclagem as latas de alumínio e vidro, ou mesmo dar o destino correto ao óleo de cozinha.
Afinal, vamos combinar: de que vale um imóvel sustentável se você não tiver práticas que reforcem o seu compromisso com a sustentabilidade, não é mesmo?
Quer tirar seu imóvel sustentável do papel? A Match Imob tem as melhores opções de lotes!
Agora que você sabe como ter ou transformar seu lar em uma casa sustentável, a Match Imob te convida a conhecer nossas opções para tirar seu sonho do papel.
Isso porque somos experts na negociação de lotes em residências e condomínios. Além disso, temos uma equipe multidisciplinar que será capaz de te orientar assertivamente em todas as etapas da sua aquisição.
Confira nossos imóveis e entre em contato com a Match Imob. Para outros conteúdos como este, continue com a gente no Blog da Match Imob.