O mercado da construção civil é um dos que mais cresce no Brasil. Por isso, a opção de investir em imóveis é vista como uma opção segura e rentável de investimento.
Prova disso é o fato de que, mesmo após dois anos de pandemia, o mercado se manteve em alta, crescendo 2,7% ainda no ano de 2021, quando o isolamento social se mantia mais forte.
Além disso, segundo dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), as vendas de imóveis em 2020 aumentaram 26,1% e 72,1% no segundo trimestre de 2021, comparando o mesmo período do ano anterior.
Então, para saber como participar do crescimento desse mercado investindo seu dinheiro da maneira correta, continue a leitura deste conteúdo!
Por que investir em imóveis?
O mercado imobiliário atrai muitos investidores no Brasil, porque ele apresenta vantagens bem específicas. Além disso, trata-se de uma forma segura de construir patrimônio e, ao mesmo tempo, receber excelentes retornos.
A primeira particularidade do investimento em imóveis é que os bens em questão são indispensáveis para a população. Assim, como estamos falando de moradia e locais para trabalho, independentemente da crise financeira no país, a demanda tende a permanecer alta.
Além disso, quem opta por esse tipo de investimento está mais protegido contra a inflação. Isso acontece porque o valor dos aluguéis e demais transações do mercado são atualizados pelo INCC (Índice Nacional de Construção Civil).
Ainda, investir em imóveis é uma das melhores formas de gerar renda passiva e diversificar o seu portfólio. Isso é muito importante, pois cada tipo de investimento está sujeito às oscilações do mercado. Assim, concentrar todo o seu dinheiro em uma única fonte é uma estratégia arriscada.
Como investir em imóveis físicos de forma direta?
A maneira mais conhecida de investir em imóveis é aplicando dinheiro em propriedades de forma direta. No Brasil, inclusive, essa opção sempre foi vista como uma das mais seguras disponíveis.
Isso porque, além de serem boas fontes de renda passiva, considera-se um investimento a longo prazo. Ou seja, possuir um imóvel é uma vantagem não só para os proprietários, mas para sua família e descendentes, que contarão com uma fonte de renda extra em casos de emergência.
Então, confira as opções desse tipo de investimento!
Imóveis prontos ou na planta
A primeira opção de muitas pessoas que entram nesse mercado é comprar um imóvel pronto, que pode ser usado, ou na planta, que ainda não foi construído. Cada modelo tem suas vantagens específicas.
A precificação de um imóvel usado depende de mais variáveis, pois entrarão em questão o estado de conservação, desatualização do projeto, entre outros detalhes.
Por outro lado, os imóveis na planta podem ser adquiridos por um preço inferior aos praticados no mercado após o seu lançamento, como um incentivo para o investimento em uma obra que ainda não foi concluída.
Então, em ambos os casos, você pode vender as propriedades no futuro por um preço mais alto do que você pagou. Até lá, é possível alugá-los e aproveitar uma fonte de renda passiva.
Lotes
Outra opção para investir em imóveis é a compra de lotes em regiões com alto potencial de valorização. Essa alternativa pode ser considerada uma “porta de entrada” para o mercado imobiliário, pois costuma estar disponível a preços mais acessíveis do que uma propriedade já construída.
Contudo, para tomar decisões corretas, é preciso estudar bem a localização do terreno. Para isso, avalie a chegada de novos empreendimentos no local, melhora da infraestrutura e qualidade da rede de serviços da região.
Imóveis comerciais
Outra boa opção para investir em imóveis físicos de forma direta é aplicar o dinheiro em salas comerciais. Assim, alugando esses espaços, você cria uma renda passiva por meio do pagamento dos lojistas ou dos profissionais que utilizarem o ambiente como escritório.
Ainda, os imóveis comerciais também estão sujeitos a valorização, principalmente se o comércio da região crescer. Então, caso seja necessário, você pode vendê-lo por um preço superior ao valor que você investiu.
É possível investir em imóveis pelo mercado financeiro?
Além da compra e venda direta de propriedades, é possível investir em imóveis por meio do mercado financeiro. Assim, você conta com várias opções, incluindo baixo, médio e alto risco.
Alguns dos investimentos que mais cresceram no Brasil nos últimos anos foram os Fundos Imobiliários (FIIs). Nesse caso, vários investidores adquirem uma fração do patrimônio total de um Fundo administrado por gestores especializados.
A partir disso, essa administração avalia os melhores negócios e aplica os recursos na construção de imóveis como shoppings e grandes centros comerciais (FIIs de tijolo) ou em produtos do próprio mercado imobiliário (FIIs de papel).
Além disso, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são opções de investimento em renda fixa com baixo e médio risco. De maneira simplificada, é como se você emprestasse dinheiro para que bancos e outras instituições financeiras apliquem esses recursos no setor imobiliário.
Então, como recompensa, você recebe rendimentos que variam de acordo com o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) isentos de Imposto de Renda.
Está pensando em investir em um imóvel? Encontre-o na Match Imob!
Agora, você já conhece as melhores formas de investir em imóveis. Se estiver acostumado com o mercado financeiro, algumas dessas opções estão disponíveis para diversificar o seu portfólio.
Contudo, se você ainda não tem intimidade com esse mercado, pode optar pelo investimento em imóveis físicos de forma direta. A grande vantagem desse modelo é que você não precisa ser especialista para encontrar boas oportunidades.
Assim, você pode escolher entre opções seguras como a compra de propriedades na planta ou usadas, alugá-las, gerando bons valores de renda fixa, e vendê-las posteriormente por um preço mais elevado.
Além disso, você tem a opção de investir em lotes com grande potencial de valorização ou aplicar o seu dinheiro em salas comerciais, que também são ótimas fontes de rendimento.
Pensando nisso, a Match Imob reúne os melhores empreendimentos disponíveis no mercado para que você possa aplicar o seu dinheiro com segurança. Como os imóveis passam por uma avaliação rigorosa antes de serem anunciados, você tem a garantia de investir os seus recursos em negócios promissores.
E para ficar por dentro de mais conteúdos sobre o mercado imobiliário, não deixe de acompanhar o Blog da Match Imob.