Financiamento direto com a construtora. Você sabe como funciona?

Veja no conteúdo

Tempo de leitura: 10 minutos. Muitas pessoas ainda têm questionamentos sobre a aquisição de imóveis. Não é estranho que isso aconteça, pois se trata de um grande investimento financeiro. Uma das dúvidas mais comum está relacionada ao financiamento direto com a construtora.

Entender as diferenças entre esse tipo de financiamento e aquele oferecido pelos bancos é muito importante, uma vez que são produtos diferentes. Quanto mais opções de financiamentos imobiliários o indivíduo conhecer, mais fácil ficará para escolher o melhor produto.

Tem interesse no assunto? Então leia este artigo até o fim para saber tudo a respeito do financiamento direto com a construtora e como ele se diferencia do oferecido pelos bancos, além de outros assuntos relevantes. Boa leitura!

Entenda o que é uma construtora

Antes de falarmos sobre o financiamento imobiliário, não podem restar dúvidas sobre o papel das empresas que o comercializam, ou seja, as construtoras e os bancos.

Sobre o primeiro exemplo, são empresas responsáveis pela execução física de uma obra. Trata-se de um negócio voltado principalmente à construção civil. Seu papel é entregar uma edificação que atenda às exigências técnicas impostas pelos órgãos competentes.

É comum que as construtoras sejam contratadas por outras empresas ligadas ao mercado imobiliário, como as incorporadoras — empreendimentos que compraram terrenos com o objetivo de vender imóveis. Todavia, elas também podem vender os produtos que fabricam. Não são todas as que fazem isso, portanto, atente-se para saber se você está fazendo negócio com a construtora ou com a incorporadora.

Conheça as diferenças entre os financiamentos

Um banco e uma construtora são empresas diferentes, certo? Afinal, o banco não vende imóveis, ele empresta capital. Por isso, as regras dos financiamentos mudam de acordo com a companhia que você escolher. A seguir, mostramos a diferença entre eles.

Financiar com o banco

O financiamento imobiliário feito pelo banco tem como principal vantagem a possibilidade de usar o FGTS. Nessa modalidade, o comprador precisa ter o valor do sinal para pagar à vista — geralmente entre 10% e 30%, dependendo da sua renda e do modelo de financiamento contratado.

Esse dinheiro pode ser usado para dar entrada na compra ou durante o pagamento — quitando parcelas em atraso ou amortizando a dívida. Além disso, é possível somar o saldo de duas contas diferentes do FGTS para comprar o imóvel, desde que a aquisição seja feita em conjunto, como no caso de um casal.

Engana-se quem pensa que pode financiar qualquer imóvel sob essas condições. O valor máximo da negociação deve ser de R$ 1,5 milhão. Além disso, o comprador deve adquirir o seu primeiro imóvel na cidade, comprovando que trabalha no município.

Os bancos financiam a dívida por até 35 anos. Isso significa que o impacto dos juros sobre o valor total que será desembolsado é muito grande.

Financiar com a construtora

A maior vantagem de financiar diretamente com a construtora é a facilidade de obter o crédito. A burocracia é menor quando comparada à dos bancos. Por isso, muitas pessoas que não conseguem ter o seu crédito aprovado pelas instituições bancárias recorrem a ela. Outra vantagem é o menor impacto dos juros. Isso faz o financiamento com a construtora ser mais econômico.

Um ponto de atenção: o financiamento imobiliário realizado pelos bancos exige que o contratante pague um seguro nas mensalidades. Nesse caso, se o titular do contrato falecer, por exemplo, a dívida é quitada pela seguradora, protegendo a família do comprador. No caso dos financiamentos oferecidos pelas construtoras, esse seguro não é obrigatório. Por isso, verifique com a empresa se ela o oferece — ou avalie se você precisa desse produto.

Saiba para quem é indicada a compra diretamente com a construtora

Agora você já entende a diferença entre os financiamentos, mas como saber se deve ou não recorrer a uma construtora? Primeiramente é preciso saber que essa modalidade é indicada tanto para quem deseja um imóvel para morar quanto para aqueles que visam investir ou montar o seu escritório comercial. Isso acontece de forma menos burocrática e mais vantajosa financeiramente.

Contudo, o financiamento direto com a construtora é uma boa opção caso você enfrente a resistência dos bancos em conceder um empréstimo. Geralmente isso acontece com autônomos, visto que os trâmites de comprovação de renda são diferentes de profissionais registrados. No entanto, é importante ressaltar que, para comprar um imóvel, é preciso se planejar e organizar as finanças.

Veja como é feito o pagamento antes e depois da entrega das chaves

Se você está financiando um imóvel na planta diretamente com a construtora, precisa entender a dinâmica do pagamento. Em primeiro lugar, o comprador está adquirindo a promessa de um imóvel, uma vez que ele ainda está sendo construído.

A vantagem é que comprar imóveis na planta ou em construção sai muito mais barato se comparado a um imóvel já pronto. Além disso, o comprador não precisa dar um sinal muito alto, já que ficará pagando as parcelas mensais até a entrega das chaves.

Durante a etapa de construção do imóvel, o comprador pagará à empresa contratada o valor da entrada e as primeiras parcelas do financiamento.

Esses recursos são fundamentais para garantir a execução da obra. Sobre esses valores não podem incidir juros, mas eles são reajustados de acordo com a correção monetária calculada pelo Índice Nacional de Construção Civil (INCC).

Depois que as chaves forem entregues, o comprador poderá pagar o saldo restante à vista ou contratar um financiamento imobiliário. Algumas empresas formalizam essa escolha antes da entrega das chaves, mas é mais comum que isso ocorra depois.

Ainda há algumas construtoras que financiam o saldo em um plano de parcelas mensais e intercaladas, com a correção monetária mais juros de 1% ao mês. A partir desse ponto, o pagamento passa a obedecer às regras do financiamento contratado, seja com o banco, seja diretamente com a construtora.

Tenha cuidado antes de contratar o serviço

O primeiro ponto de atenção que uma pessoa precisa ter antes de contratar o financiamento é saber se as parcelas caberão no orçamento doméstico.

Em seguida, o comprador deve fazer uma pesquisa sobre a construtora. Comece com uma busca pela internet, verificando se a companhia já foi destaque em jornais ou se responde a algum processo, por exemplo.

Lembre-se de só fazer negócios imobiliários com empresas devidamente registradas no CRECI do seu estado. Esse é o órgão fiscalizador das marcas que atuam nesse setor. Além do mais, visite os empreendimentos entregues pela construtora, avalie a qualidade da obra e converse com moradores ou funcionários para saber se houve necessidade de reparos.

Leia atentamente o contrato e, caso não tenha entendido o que está escrito, converse com um advogado especializado no mercado imobiliário. Arquive todos os documentos comprobatórios como e-mails, folders, foto de outdoor, entre outros. Por fim, lembre-se que o imóvel entregue terá garantia contra avarias.

É normal que detalhes precisem ser corrigidos. O problema ocorre quando a empresa se nega a realizá-los.

A Match Imob é sua melhor opção para comprar seu lote com segurança em 2022. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funciona o financiamento direto com a construtora, que tal conferir as oportunidades incríveis com a ajuda da Match Imob?

Isso porque somos experts na negociação de lotes em residências e condomínios.

Confira nossos imóveis e entre em contato com a Match Imob. Fique atento também as postagens semanais do nosso blog.

Visite-nos também no Instagram.

O match perfeito no seu imóvel está aqui!

Texto: Guilherme Côrtes

 

 

Match Imob

Match Imob

A Match Imob possui uma equipe multidisciplinar de marketing, comunicação e vendas que tem como propósito conectar as pessoas ao seu imóvel ideal e para isso, produzimos conteúdos para educar as pessoas a adquirirem o seu imóvel para morar ou investir.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts Recentes

Cadastre-se para receber todas as novidades do mercado imobiliário

Conecte-se a seu imóvel ideal e tenha a expertise de marketing como sua aliada para ter o match perfeito com o que realmente importa no mercado imobiliário. 

 

Basta preencher seu e-mail.

Match Imob 2021 © todos direitos reservados