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Quer financiar um imóvel pela CAIXA? Veja quais documentos você precisa!

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Veja no conteúdo

A conquista da casa própria é um objetivo que está nos planos de grande parte dos brasileiros. Porém, por se tratar de um bem que custa muito caro, muitas pessoas optam por financiar um imóvel pela CAIXA para poder dividir esse valor em várias parcelas.

Se esse é o seu caso, é importante que você saiba quais são os documentos necessários para dar entrada em um financiamento como esse. Assim, você consegue se preparar com antecedência e não correr o risco de perder oportunidades por falta de organização.

Para te ajudar, preparamos este conteúdo explicando melhor como funciona o financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal e quais são os documentos exigidos para dar entrada no processo. Boa leitura!

Como financiar um imóvel pela CAIXA?

A CAIXA tem planos de financiamento para imóveis novos ou usados. Em ambos os casos, é possível obter uma linha de crédito habitacional com até 35 anos para pagar.

Para conseguir a aprovação do financiamento, o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da sua renda familiar bruta. Contudo, em alguns casos, é possível utilizar o FGTS para realizar parte do pagamento da dívida.

Um dos principais benefícios obtidos ao financiar um imóvel pela CAIXA é a segurança proporcionada aos solicitantes. Por se tratar de um banco estatal, as probabilidades de falência são muito menores quando comparadas às instituições privadas.

Financiar um imóvel pela CAIXA: passo a passo

Ao longo dos anos, os procedimentos para conseguir financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal foram ficando um pouco mais simples. Confira, passo a passo, como realizar esse processo.

1. Fazer uma simulação

Pelos sistemas da CAIXA, é recomendado que você faça uma simulação do seu financiamento. Ao informar dados sobre você, sua renda, tipo de financiamento e valores do imóvel, é possível gerar uma projeção do valor das parcelas e dos prazos.

2. Aprovar o crédito

Se estiver satisfeito com sua simulação, é hora de apresentar seus documentos para um gerente na agência, ou correspondentes bancários. Você ficará ciente, então, do tipo de crédito mais adequado para você e se poderá utilizar o FGTS.

3. Aprovar a engenharia

Assim que seu perfil for aprovado, é necessário avaliar as condições de uso da propriedade e seus valores de venda. Para isso, a própria CAIXA se encarrega de realizar uma visita ao local do imóvel.

4. Assinar o contrato

A etapa 4 é, com certeza, uma das mais prazerosas: o momento de assinar o contrato e registrá-lo em um cartório de imóveis para liberação do crédito.

5. Pagar as parcelas

Depois de assinar o contrato, é preciso cumprir um passo não tão prazeroso assim: pagar as parcelas determinadas dentro do prazo acordado. Para facilitar a rotina e não correr o risco de esquecer de um pagamento, é possível realizá-lo via débito em conta ou optar pela emissão de boletos.

6. Acompanhar o financiamento

Depois de concluir todas as etapas anteriores, você pode realizar o gerenciamento do seu financiamento pelo Internet Banking CAIXA, pelo site ou indo até a sua agência.

Nos momentos em que você estiver passando por situações financeiras delicadas, você pode fazer uma pausa no pagamento das prestações. Da mesma maneira, quando sobrar um dinheiro extra, o saldo devedor pode ser amortizado.

Quais documentos você precisa para financiar um imóvel pela CAIXA?

A Caixa Econômica Federal exige uma documentação básica dos compradores e vendedores do imóvel, além de uma certidão específica da propriedade. Para facilitar, listamos para você quais são esses documentos. Dê uma olhada, e já comece a separá-los!

Comprador(es) – PF (Pessoa Física)

Documento oficial de identificação e comprovante de renda atualizado, emitido no máximo há dois meses.

Para uso do FGTS

Última declaração do Imposto de Renda com recibo de entrega à Receita Federal e Carteira de Trabalho ou extrato de FGTS.

Do imóvel

Certidão Atualizada de Inteiro teor da Matrícula.

Vendedor(es) – PF (Pessoa Física)

Documento oficial de identificação e comprovante de estado civil.

Vendedor(es) – PJ (Pessoa Jurídica)

  • Representante Legal: documento oficial de identificação;
  • Empresa Ltda ou Firma Individual:
    • Documento de constituição e alterações devidamente registradas;
    • Certidão Simplificada da Junta Comercial;
  • Sociedade Anônima (S/A):
    • Estatuto Social;
    • Ata de Eleição da última Diretoria publicada no Diário Oficial.

Para algumas pessoas, morar de aluguel é mais interessante pela liberdade proporcionada por esse tipo de contrato, além de não se comprometerem com uma dívida de longo prazo. Porém para aqueles que gostam de ser donos da própria moradia, financiar um imóvel pela CAIXA é uma excelente opção.

Então, depois de encontrar o imóvel ideal para você na Match Imob, siga este passo a passo e dê entrada em um financiamento imobiliário da CAIXA!

 

 

Paulo Cavalieri

Paulo Cavalieri

Redator especializado em mercado imobiliário. Com SEO, aprendo algo novo todos os dias e fico feliz em poder compartilhar esse conhecimento por meio dos meus textos!

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