Quem possui ou tentar conseguir a declaração de baixa renda para adquirir um imóvel sabe a dificuldade do procedimento. Afinal, esta é uma realidade de boa parte dos brasileiros e, para muitos, impede a aquisição da casa própria. Contudo, o mercado imobiliário já oferece alternativas interessantes e possíveis para que os mais diversos perfis de públicos possam adquirir o seu imóvel.
Seja um lote, um terreno ou mesmo uma casa, sala comercial ou apartamento, há desde facilidades como programas habitacionais públicos. Além disso, há casos onde a declaração de baixa renda permite até a negociação direta com o responsável pelo empreendimento.
Por isso, acompanhe o artigo de hoje da Match Imob e veja como fazer para ter sua casa própria mesmo com baixa renda. Boa leitura!
Declaração de baixa renda: quais as opções oara comprar um imóvel?
O financiamento pela Caixa Econômica Federal é uma das primeiras opções para você que está pensando em comprar uma casa ou apartamento. Entretanto, em alguns casos, você precisará de uma declaração de baixa renda. Isso porque a modalidade permite que você adquira um imóvel sem precisar desembolsar uma grande verba de dinheiro de uma vez só.
Atualmente, a Caixa é referência para quem está buscando juros baixos e facilidades na hora de solicitar o financiamento imobiliário, pois, além das baixas taxas de juros, que correspondem a 4,5% ao ano, a instituição financeira também permite parcelar até 80% do valor total do imóvel.
Está claro agora porque essa modalidade de financiamento é uma ótima opção para que você consiga adquirir um imóvel, pois não exige que você desembolse uma grande quantia de dinheiro como entrada e, ainda, mantém as parcelas mensais do pagamento do imóvel acessíveis.
É importante explicar que, quando falamos em declaração de baixa renda, significa a comprovação de todos os seus recebíveis. Ou seja, não se trata de um documento específico, e sim de vários papéis ou comprovantes que determinam sua capacidade de pagamento.
Por isso, seja baixa renda ou não, prepare-se para juntar diversos comprovantes se você pensa em financiar um imóvel.
Passo a passo para obter financiamento da Caixa com declaração de baixa renda
O processo de financiamento, ainda que seja uma das formas mais indicadas para comprar um imóvel com declaração de baixa renda, não é um procedimento simples, mas um tanto quanto burocrático. Por isso, para facilitar sua compra do imóvel próprio, preparamos um passo a passo para ajudar você na hora de fechar o financiamento com o banco.
Antes de seguir os passos abaixo, o ideal é ter a inscrição no CadÚnico do Governo Federal. Isso porque, na prática, ele permite maior facilidade na declaração de baixa renda e dos recebíveis, seja comprovados em carteira ou não.
Escolha seu imóvel
Não é preciso “bater o martelo”, mas ter noção do valor da propriedade que vai ser financiada já é um bom começo. Portanto, faça uma pesquisa de mercado e escolha o imóvel que mais se encaixa com seu estilo de vida.
Simule o financiamento mesmo com declaração de baixa renda
Ao ter em mente o valor do imóvel que deseja financiar, é interessante que você faça uma simulação do financiamento para saber o valor correspondente às parcelas do imóvel. Essa simulação, você pode fazer online, basta acessar o site da Caixa.
Separe a documentação
A documentação é um processo importante em qualquer transação imobiliária e, por isso, requer muita atenção. Comece a separar a documentação exigida para o financiamento e organize-se, para que não ocorra nenhum tipo de impedimento na hora da negociação.
Pré-aprovação com declaração de baixa renda
Calma, respire fundo! Mesmo que você esteja ansioso para que tudo seja resolvido, a Caixa, geralmente, considera o prazo de até cinco dias úteis para dar a resposta de pré-aprovação do financiamento. Por isso, após separar toda a documentação, a única medida a fazer é aguardar o retorno do banco.
Avaliação em casos de baixa renda
Esta é a etapa mais importante do processo, pois é aqui que a Caixa realiza a análise dos documentos do vendedor, comprador e ainda os documentos da propriedade desejada, a fim de verificar se a negociação é vantajosa para todos os envolvidos.
Clique aqui e leia sobre vantagens de comprar imóveis no lançamento
Possui declaração de baixa renda e quer comprar um lote? Veja as vantagens
Dentre as principais vantagens de comprar um lote financiado direto com a loteadora está a possibilidade de parcelar a entrada. Inegavelmente, um dos grandes empecilhos na aquisição de um novo imóvel é a dificuldade em reunir a quantia necessária para dar entrada no imóvel.
Com o parcelamento, além de ficar mais fácil fazer um investimento sólido, também diminui o nível de comprometimento do orçamento. Logo, possibilita, inclusive, outros investimentos futuros e consequente aumento dos bens familiares e renda.
Além disso, ao negociar direto com uma loteadora, o financiamento passa a ter uma previsibilidade das parcelas. Ou seja, o valor do pagamento mensal sofre menor ou nenhuma oscilação. Dessa forma, a pessoa com baixa renda pode se programar com um valor exato durante um período maior.
Por último, o financiamento direto com a loteadora costuma se basear na Taxa Referencial (TR) e possuir juros menores que os praticados por agências financiadoras.
Quer mais informações sobre imóveis e o mercado? Conheça a Match Imob
E agora que você já conhece todas as informações sobre como comprar um imóvel com baixa renda, você precisa conhecer a Match Imob.
Aqui nós temos a solução para o match perfeito entre você e o seu imóvel!
Clique aqui e saiba mais sobre a Match Imob e para assinar nossa newsletter e receber as principais notícias do mercado imobiliário, acesse nosso site.