Escolher entre construir um imóvel à sua maneira ou comprar um que já esteja pronto é uma dúvida boa de se ter! Isso significa que você já está mais próximo de conquistar uma casa própria e trazer mais estabilidade para sua vida.
Contudo, essa decisão ainda deve ser tomada com cautela, avaliando os prós e os contras de cada cenário.
É importante se planejar financeiramente e considerar a melhor opção entre adquirir um lote vazio ou derrubar algo que já estava edificado para iniciar um projeto do zero.
Neste conteúdo, vamos focar nos benefícios de construir um imóvel do seu jeito e esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Continue a leitura!
Mais opções de personalização
Muitas pessoas são motivadas a construírem um imóvel à sua maneira pelo desejo de planejar cada detalhe do projeto. Assim, o ambiente fica mais agradável e aconchegante.
Além de questões estéticas envolvendo a decoração e os tipos de acabamento, desenhar uma casa do zero permite que você organize a quantidade e a distribuição de cômodos de maneira eficiente. Dessa forma, você não precisará lidar com quartos inutilizados e espaços mal aproveitados.
Para quem gosta de receber os amigos, é possível criar uma área gourmet voltada para esses eventos. Se a família tem muitas crianças, pode-se pensar em espaços para elas com mais área livre. Em outros casos, muitos sonham em ter uma piscina em casa e não depender de associação a clubes. Ou seja, as possibilidades são infinitas.
Planejamento de custos
Embora a fase do planejamento seja gostosa, não podemos viver apenas de sonhos. Construir um imóvel do zero abre um mundo de possibilidades, mas, é imprescindível ter controle sobre o valor que você tem para investir.
Estar no comando do projeto possibilita que você defina as dimensões de área construída, escolha e negocie os valores da mão de obra e determine quais materiais de acabamento e revestimento serão utilizados.
Quando procuramos por um imóvel pronto, corremos o risco de encontrar a casa errada na localização perfeita. Ela pode ser grande ou pequena demais, com uma estética que não te agrada ou com um custo de manutenção muito elevado. Tudo é traduzido em gastos futuros com adaptações.
Construção de patrimônio
Construir o próprio imóvel também é uma forma de pensar no futuro e diversificar seus investimentos. Uma propriedade, quando é bem cuidada, preservada e, até mesmo aprimorada, aumenta de valor ao longo do tempo e evita desvalorização.
O imóvel que será planejado, inclusive, não tem necessariamente que ser uma casa. Você pode ter um projeto de centro comercial ou de galpões para eventos, por exemplo. É possível até, em alguns casos, se juntar a outras pessoas para construírem um prédio.
Se o seu foco é realmente construir uma casa para morar, pense que esse é um bem que ultrapassa gerações. Seus filhos, netos ou outros parentes podem ser amparados com a garantia de uma moradia ou fonte de renda.
Garantia de qualidade
Uma das desvantagens de comprar um imóvel pronto, é não termos a certeza da qualidade de sua construção. Para além de sua aparência estética, é mais difícil dizer se os materiais utilizados na obra eram de boa qualidade e se o serviço foi bem executado.
Consequentemente, você poderá se deparar com surpresas desagradáveis, como vazamentos, rachaduras, problemas elétricos, infiltrações, entre muitos outros defeitos.
Quando você constrói um imóvel à sua maneira, você pode acompanhar cada etapa desse processo. Além de escolher quais materiais serão utilizados e suas procedências, você tem a possibilidade de realizar visitas periódicas à obra, exigir correções e sugerir novas ideias.
Possibilidade de elaborar um projeto sustentável
A elaboração de um projeto desde o seu início, também abre portas para o pensamento a longo prazo, especialmente quando pensamos em um futuro sustentável.
Propriedades antigas foram projetadas dentro dos limites de tecnologia existentes na época. Por isso, elas podem contar com soluções ultrapassadas quando comparadas com os dias de hoje, principalmente relacionadas ao sistema elétrico e hidráulico.
Com o passar do tempo, as inovações tecnológicas tendem a ficar mais baratas, tornando-as mais acessíveis. Investir na instalação de energia solar, por exemplo, exige um gasto maior na etapa de construção, que é compensado com muita economia de energia.
Outra boa dica é desenvolver um projeto arquitetônico que explore ao máximo a entrada de luz e ventilação natural. Dessa maneira, você diminui o custo energético e fica menos dependente de ventiladores e sistemas de ar condicionado.
Com o planejamento correto, é totalmente possível construir um imóvel da maneira que você sempre quis. É importante lembrar que obras dessa proporção podem ser demoradas e sofrer com atrasos oriundos da mão de obra, crises financeiras e a própria condição climática da época.
Para que tudo corra bem, tenha em mente quanto tempo você pode permanecer no imóvel atual até o novo ficar pronto e, para controlar os gastos, mantenha o diálogo com os arquitetos e engenheiros responsáveis pelo projeto.
E aí, está animado para construir seu novo imóvel? Encontre o lote certo para você na Match Imob e comece o quanto antes!